9 de fevereiro de 2009

= COPA 2014 –A ESCOLHA - JOGO VICIADO ?

Não é de hoje que autoridades e imprensa de Mato Grosso alardeiam a vitória de Cuiabá sobre Campo Grande na disputa pela subsede Pantanal da Copa de 2014.

Têm espocado aqui e ali, factóides dando conta da certeza de receberem o evento, inclusive com antecipadas “dicas” de membros da CBF.

Seria uma postura cafajeste por parte da CBF e da própria FIFA.

O Sr. Ricardo Teixeira tem sido veemente ao afirmar que a FIFA não enviaria meia dúzia de fantoches para encenar as avaliações feitas, se algo já estivesse definido.

Daí, em se confirmando que a visita a Campo Grande foi meramente protocolar, objetivando apenas o atendimento a formalidades do processo de escolha, poderemos entender que fantoches serão as 100.000 pessoas que os recepcionaram em Campo Grande, assim como as autoridades paraguaias e os mais de 2.000.000 de habitantes do MS.

Outro dia o Prefeito de Cuiabá-MT afirmou que o Governador Maggi recebera convite da CBF para viajar a Zurique e participar da cerimônia de divulgação das sedes e subsedes.

Não houve desmentido público.

Contagiado pelo estratagema, até o Sr. Orione, Presidente da Federação de Futebol de MT, garante sua ida à Suíça.

O Ministério do Esporte está trabalhando com a intenção da escolha por Cuiabá, segundo divulgado pela mídia e autoridades daquela capital.

O site noticioso 24horas New, edição de 06/02/2009 publica: Ministério do Turismo já quer preparar Mato Grosso
“O pessoal do Ministério viu as imagens e parece que Mato Grosso foi descoberto. Creio que eles já querem nos preparar para a Copa” do Secretário de Governo Yuri Bastos.

O jornal O Parlamento, na sua edição de 03/11/2007, publicou matéria em que os Secretários de Governo, Pedro Nadaf e Baiano Filho afirmaram categoricamente que “existe um desejo da CBF que a copa aconteça em Mato Grosso”
Link http://www.jornaloparlamento.com.br/index.php?idn=1614&m=layout&s=noticia

Numa atitude invasiva, capciosa, concederam ao Sr. Ricardo Teixeira o título de cidadão cuiabano, forçando-o a priorizar a “sua” cidade, tal como se engana uma criança. E olha que ficou emocionado!

Descortinaram em Cuiabá, o fato de que o Sr. Ricardo Teixeira abdicou de se candidatar a Presidente da FIFA, em favor do atual mandatário, em troca a Copa do Mundo de 2014 para o Brasil.

Ora, diante deste fato, também não desmentido publicamente, como apregoar que não há e nem haverá envolvimento político neste imbróglio todo ?

Torna-se mentirosa a repetida e enfática afirmação dos representantes da CBF, de que a decisão será exclusivamente técnica.

Assim sendo, o que mais esperar, se política é o exercício do imponderável ?

Alerto ao povo sulmatogrossense de há sim, algo de estranho no horizonte.

Certo que o Sr. Ricardo Teixeira “arrumou para a cabeça” quando fomentou tal nível de concorrência.

Será um traidor da “sua” cidade se não escolher Cuiabá.

Será “persona non grata” em Campo Grande, pois não é explicável outra escolha que não o verdadeiro e legítimo estado do Pantanal, seja pela infraestrutura existente, pela postura ecológica menos pejorativa, pela real utilidade do legado pós Copa, pelo histórico do comportamento administrativo independente do evento.

Mas também podemos considerar que haverá nenhuma preocupação ao Presidente da CBF, vez que não lhe faremos a minima falta, a menor diferença. Seu patamar é outro.

Sem querer fomentar o já acirrado bairrismo, mas apenas evidenciar fatos:

Mato Grosso se apoderou ( ou tenta ) do nosso pantanal, lá é apenas a nascente.
Mato Grosso, uno, transferia a maior parte das receitas públicas do atual MS, para investimentos no norte, principalmente para o custeio da “maquina pública nepotista e arcaica”
Mato Grosso quer se apoderar do status de Bonito-MS, alegando que Nobres é muito mais, é Lindo.
Mato Grosso quer a Copa da Ecologia, em detrimento do verdadeiro Estado do Pantanal e em favor de quem não possui bom conceito ambiental mundo afora.
Mato Grosso quer a amazônia que tem destruído, como um de seus trunfos na concorrência.
Mato Grosso quer o cerrado, também debilitado pelo desmatamento e prol “do soja”, como um atrativo turístico.

Colocam-se de tal forma veementes, repetindo mentiras e artimanhas com tanta constância, que acabam por incutir no povo uma mobilização de boa fé, crédula, todavia obtusa.

É o Estado mais anti-ecológico do Brasil, patrocinador e executor da inconteste devastação da amazônia. Ou alguem pode provar o contrário?

A garganteada renda per capita, altamente concentrada, é fruto da destruição, mas a população tem como verdade que nada disto acontece, que todos têm o seu quinhão e que a amazônia continua intacta, que possuem o melhor que a prefeitura poderia lhes dar, décadas após décadas.

É de dar pena.

Vou plagiar parte de algo que li num site:

Se a escolha recair sobre Cuiabá-MT, será o efusivo aplauso da FIFA para o desmando ambiental, a afirmação da inverdade, da indiferença para com tudo aquilo que a humanidade clama, implorando por comportamento de respeito à natureza, único caminho o futuro do homem neste agonizante planeta.

Se haverá constrangimento ou não, ele será muito menos desastroso que a lacuna de coerência prenunciada.

Apesar de não acreditarmos em tamanho absurdo, ficaremos antenados.

O mundo todo saberá o que realmente valeu, se a decência ou a politicalha.

Não tenham dúvidas!